Ortisei

Adorável cidadezinha italiana, situada na província denominada Trentino-Alto Ádige, região de Val Gardena, nordeste italiano, quase fronteira com a Áustria. Na verdade quando chegamos  parecia que havíamos deixado a Itália, principalmente devido à língua falada por lá, pois menos de 6% dos habitantes de Ortisei têm o italiano como primeira língua. Mais adiante eu explico essa história.

Em Bolzano pegamos o ônibus que nos levaria a Ortisei

Ortisei fica a cerca de 40 km de Bolzano, cidade com boa estrutura de transportes, porém meio sem graça. Chegamos a Bolzano de trem e pegamos o ônibus para o nosso destino final. Tudo deu certinho graças ao super Zé, que nos passou todas as dicas.

A viagem é linda, como vocês podem imaginar, já que estamos nos Alpes italianos, denominados Dolomiti, e dura cerca de uma hora. O ponto negativo foi que viajamos em pé o tempo inteiro, em alguns momentos havia pessoas até mesmo nas escadas do ônibus! Ficou claro para nós que a periodicidade/quantidade de ônibus atual é insuficiente para a demanda. Mas viajar de ônibus em pé na Itália, Dolomiti, com aquela paisagem, vale, né? (O marido ficou meio verde, mas resistiu bravamente!)

Ortisei também é denominada St Ulrich (o nome alemão). O David, filho do dono da pousadinha (Garni Rives) em que ficamos contou-me que, há cerca de 100 anos atrás, o idioma de todas as vilas situadas nos Alpes era o ladino, originado da linguagem celta mesclada ao latim dos conquistadores romanos do primeiro século da era cristã. Com o advento dos estados modernos,  da unificação de Itália e Alemanha a partir da segunda metade do século 19, e principalmente após a I Guerra Mundial, cada país começa a impor o seu idioma, e o ladino desaparece dos Alpes, com exceção de 7 vilas aonde ele ainda é falado e ensinado nas escolas.  O fato é que praticamente não ouvimos o italiano durante a nossa visita, pareceu-nos que todos ali falavam alemão e ladino.

Ortisei

Museu de Val Gardena, boa mostra da cultura da região

Linda maquete da cidade, exposta no Museu

Ortisei dá acesso a duas montanhas, boas para a prática de esqui ou caminhadas: Seceda e Alpe di Siusi. O acesso é excelente, você caminha um pouco numa espécie de túnel e depois pega a gôndola para a montanha.

Caminho para o Seceda, a ninja ali sou eu (muuuito frio)

Belo painel mostrando a montanha de forma panorâmica

Na verdade, nós chegamos a Ortisei junto com uma frente fria com a qual não contávamos, então acabamos desistindo de subir a montanha, pois lá em cima a temperatura estava inferior a zero. Mas cliquem neste link para ver mais imagens e um videozinho interessante.

Impressão geral: valeu muito a pena, como vocês podem ver por todas as imagens aqui. Voltaremos com certeza, se Deus nos permitir!

Mais Ortisei para finalizar:

Delícia caminhar admirando esta paisagem!

Lindo visual visto de nossa varandinha na pousada.

Gatinho charmoso!

Anúncios

Um pensamento sobre “Ortisei

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s